25 Anos
Documentário l 18:35 l Rio de Janeiro - 2018
A torcida do Goytacaz sofreu durante 25 anos longe da Série A do Campeonato Carioca. Em 2017, uma campanha histórica deixa o clube perto do retorno. “25 Anos” mostra a emoção de torcedores e jogadores do Alvianil ao longo da Série B1 do Carioca.
Roteiro: Diego Mello, João Pedro Castro e Rafael Machado
Produção: DOZE Futebol, Diego Mello, João Pedro Castro e Rafael Machado
Montagem: Diego Mello, João Pedro Castro e Rafael Machado
Direção de Fotografia: Diego Mello e Rafael Machado
Som: Diego Mello e Rafael Machado
Resenha
Por: Suete Souza da Silva
25 Anos é um documentário esportivo realizado pela Doze Futebol. Num momento inicial, a clássica narração futebolística veiculada, que geralmente ilustra o olhar e posiciona o imaginário no estádio, acompanha a ocupação de arquibancadas vazias pelos torcedores – uma óbvia alusão à entrada de protagonistas no campo cinematográfico, pois são 25 anos de torcida para que o clássico time de futebol Goytacaz conquiste a Série A do Campeonato Carioca. Revelando as impressões e as percepções de torcedores e jogadores meio a uma final articulada sobre conflitos de rivalidade e de superação, o curta-metragem fluminense capta cada fragmento energético da arquibancada e da reserva como imprescindível à conquista conjunta.
Entre entrevistas fugazes, percepções de campo limitadas pelas grades, vozes estrondosas e gritos emocionados de cada torcedor, os conflitos iniciais surgem no momento em que o time Americano, rival de Goytacaz, seleciona estrategicamente um estádio fora da casa para a final, no município de Nova Friburgo – desencadeando, a partir dessa decisão, deslocamento dos torcedores por mais de 200 quilômetros. Se a princípio a belíssima fotografia atua registrando ações da torcida, circunscrita ao estádio, nesse segundo momento ela toma para si um “lado”. Pois a locomoção por estradas de terra, internalizada em ponto de vista, desemboca em torcedores do Goytacaz aglomerados pelas ruas de Friburgo – apresentando, na final, uma presença além de qualquer expectativa.
Na linha tênue entre manter-se na série B1 do Campeonato Carioca ou conquistar a Série A, após duas décadas, o documento que registra esse momento histórico para o Goytacaz alia cada instante de tensão na narração a uma aproximação empática com a torcida e com os jogadores do time. Fazendo valer uma linguagem simples com imagens potentes, 25 Anos consegue resgatar a importância de cada pessoa anônima envolvida na materialização de um gol.